top of page

Nossa Filosofia

Seguimos as palavras de Sosai (Grão-Mestre) Masutatsu Oyama, para o qual o Kyokushin não é um Karatê de Combate, e sim um Karatê Marcial.

Isso significa que as competições são importantes, mas não são a essência do Karatê Kyokushin. Como toda arte Budô (marcial) japonesa, nossa organização entende o Karatê Kyokushin como um meio hábil à auto-descoberta, um Caminho de Vida que conduz a uma compreensão diferenciada.

​

​

Hikite.jpg

Outro não é o significado do Quinto Juramento (Dojokun) do Kyokushin, que, em sua tradução literal, diz que devemos "seguir os ensinamentos do Despertar", e este despertar nada mais é do que o Kenshô, que literalmente significa "ver a verdadeira natureza das coisas".

Deste modo, rogamos a todos os praticantes para que pratiquem a etiqueta marcial do Karatê - um conjunto de regras de cortesia que levam o praticante a se preocupar com o próximo, e a ser prestativo e solidário a todo tempo. Essa filosofia é o Caminho que conduz a uma reflexão acerca da existência e acerca de si mesmo. As respostas a tais reflexões devem ser encontradas por cada praticante. Por isso, o Sétimo e último Juramento (Dojokun) preceitua que devemos, por toda nossa vida, através da disciplina do Karatê, procurar preencher o verdadeiro significado da filosofia da vida, compreender o verdadeiro significado de existirmos como existimos.

Torna-se, portanto, nítido que não estamos interessados em exímios lutadores no tatame, senão em karatecas que realmente buscam o verdadeiro sentido das artes marciais. Eles podem ser campeões no tatame ou não. O que queremos é formar campeões para a vida, praticantes do Verdadeiro Caminho das Artes Marciais, conforme nos demonstra as origens do Karatê. Por esse motivo, damos fundamental importância à nossa Linhagem e ao fio histórico que nos proporcionou tomar contato com essa nobre arte.

Há inúmeras escolas de luta, bem como muitos grupos de Kyokushin, que têm a Luta como o objetivo último da arte. Àqueles que entendem o Karatê dessa forma, recomendamos que busquem professores que assim enxergam o Karatê, e que, portanto, assim o ensinam. Àqueles que se sentem atraídos pela filosofia do Grupo Sonoda, sejam bem-vindos.

bottom of page