top of page

Nossa Linhagem

Keichimyaku.jpg

Keichimyaku (documento de linhagem) de Tesshô Watanabe Sensei

O Keichimyaku é um documento que todo faixa preta do Grupo Sonoda recebe. Representa a genealogia dos ensinamentos que são transmitidos isshin denshin, de mente a mente, desde os primórdios até os dias de hoje.

 

Em criterioso estudo histórico, observamos que o Karatê, quando ainda nem era assim chamado, e se condensava na Ilha de Okinawa, recebeu fortíssimas influências do Kung Fu. Tanto o estilo Shoto quanto o Goju (ambos praticados pelo Grão-Mestre Masutatsu Oyama) têm como precursores ancestrais do Templo Shorinji (Shaolin). Os Estudos acerca das origens do Templo Shaolin, por sua vez, apontam para uma figura central, qual seja Bodhidharma (Daruma Taishi em japonês), um Patriarca Zen-Budista indiano que se instalou na China.

 

Nossa Linhagem mantém-se viva quando há a transmissão dos ensinamentos do Karatê de um Mestre para um Discípulo. São tais ensinamentos que são reverenciados pelos praticantes: quando um Sensei (que detém o título de Kyoshi, ou seja, é um Terceiro Grau da Faixa Preta ou superior) passa, os praticantes prestam suas reverências. Tais reverências não são para o Professor, e sim pelo que ele carrega consigo - os Ensinamentos Milenares da Arte do Karatê.

 

Devido a tal importância, o Grupo Sonoda reverencia todos os ancestrais da Transmissão Histórica da Arte Marcial do Karatê. Se não fosse por cada um deles, não teríamos a arte disponível nos dias de hoje; se não dermos continuidade, as gerações vindouras não conhecerão a essência do Karatê. Somos, portanto, ao mesmo tempo destinatários e remetentes de tais ensinamentos.

bottom of page